O BMW M1 é um coupé marcante do final dos anos 70 e princípios dos anos 80. Já lá vão mais de 40 anos mas mantém todo o apelo do primeiro grande desportivo de motor central criado pela marca de Munique, que só muitos anos depois repetiu esta experiência com o actual i8.
Foi produzido artesanalmente entre 1978 e 1981 pela "Motorsport" – a antecessora da "M" – e, das 453 unidades construídas, 20 foram realizadas para serem utilizadas exclusivamente na competição. Desenhado por Giugiaro, a produção do M1 começou por ser delegada à Lamborghini, mas a BMW acabou por assumir toda a tarefa.
Contava com um motor seis cilindros com 3,5 litros de cilindrada com uma injecção mecânica Kugelfischer. As versões de estrada debitavam 277 cv, mas as sobrealimentadas de competição chegaram perto dos 850 cv.
Em 1979 e 1980, Jochen Neerpasch, o responsável pela BMW Motorsport, criou um troféu monomarca – Procar – com provas em paralelo com os Grandes Prémios e com a presença de pilotos da Fórmula 1 e grandes nomes das corridas de GTs. Niki Lauda foi o vencedor no primeiro ano e Nelson Piquet ganhou em 1980.
Foram esses tempos que a BMW recordou no último GP da Áustria, disputados em Spielberg, onde para além de muitos BMW M1 surgiu uma parada de estrelas do passado: Niki Lauda, Gerhard Berger, Hans Stuck, Jochen Mass, Marc Surer, Christian Danner, Jan Lammers e Jos Verstappen (o pai de Max) foram alguns deles...